Sequência Didática

A Olimpíada da Língua Portuguesa não é só um concurso é um plano de formação continuada, as sequências didáticas elaboradas pela equipe do CENPEC é um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo etapa por etapa. Essa sequência de atividades permite que os alunos cheguem gradualmente ao domínio de determinado conteúdo ou competência.
Ao organizar a sequência didática para o ensino de gêneros textuais (orais e escritos), o professor planeja seu trabalho para orientar seus alunos a ler, escrever e escutar ativamente, a explorar diversos exemplares do gênero escolhido. Assim, eles dominarão pouco a pouco suas características e produzirão textos dos gêneros estudados.
O trabalho com sequências didáticas supõe um rico processo de interação em aula- com a participação e orientação do professor como parceiro mais experiente e conhecedor do conteúdo que ensina-, cria um campo que favorece a apropriação, por parte dos alunos, de um dos instrumentos culturais elaborados historicamente pelo homem - os gêneros textuais.
É importante enfatizar que a ideia central do trabalho com sequências didáticas "é a de que se devem criar situações com contextos que permitam reproduzir em grandes linhas e no detalhe a situação concreta de produção entre produtores e receptores" (Marcushi,2002)
Leia mais e participe da comunidade.