Alfabeto Digital

Os alunos da Escola Maria da Conceição no Laboratório de Informática da EMEF André Alves

Estou Coordenadora de Tecnologia do Município de Augusto Corrêa, e como não posso atuar na sala de aula, elaborei o Projeto Alfabeto Digital, dei a formação de 40h para os professores das Escolas Benedito Cardoso e André Alves. A turma que se destacou no Projeto foi o 1° ano do Ensino Fundamental de nove anos da Professora Maria Leonor Reis Cruz, que com muita competência e determinação concluiu as etapas do Projeto.


As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são ferramentas de fundamental importância nos processos de geração e uso do conhecimento. A Sede do Município e os três principais Distritos, através do PROINFO contam em suas escolas pólos com três ambientes de aprendizagem informatizado, possuindo cada um dez (10) máquinas, que ainda não estavam conectados a Internet,(agora já estão) mas esse fator não impediu que esses ambientes, não fossem usados como atrativo de aprendizagem, principalmente no processo de alfabetização.

Os dados do EMEF(exame municipal de ensino fundamental) refletem a grande dificuldade que os professores têm para alfabetizar o aluno, muitos e ainda passam para a série subseqüente sem ter adquirido as habilidades e competências necessárias, o que acarreta uma série de prejuízos a vida escolar do discente.


Os alunos no processo de alfabetização na sala de aula

Sabemos que um computador ligados na grande Rede pode abrir novas dimensões, novas oportunidades e possibilidades, como ainda não tínhamos esta poderosa ferramenta, e precisamos promover a inclusão digital, além dos muitos problemas diagnosticados na alfabetização implementamos o Projeto ALFABETO DIGITAL, que oportunizaria aos alunos elaborarem as cartilhas no computador de acordo com as suas necessidades e realidade, utilizando os aplicativos do Linux e Gifs coletados pela coordenadora e levadas em cd´’s aos professores e facilitadores.

Os alunos saindo da EMEF Maria da Conceição para o Laboratório da E.André Alves

O projeto teve a finalidade de fazer a inserção das crianças nos laboratórios, motivar a escrita e a leitura, através das mídias, a interatividade da sala de aula comum e o espaço de aprendizagem, sendo que a construção das cartilhas deu-se num processo de mediação da informação, garantindo assim a inclusão digital dos alunos e professores de 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental e 1º e 2º ano do Ensino Fundamental de nove anos.

Veja mais fotos nos slides Alfabeto Digital