Justa Homenagem II







Fui bombardeada pelos meus ex-alunos de Nova Olinda que cobram a participação dos feitos no blog. Muito bem Meninos!
os alunos pintando o cenário do Sarau Literário
Começo pelo grande Sarau Literário realizado em 2004, que teve a participação de todo o Ensino Médio e foi uma verdadeira viagem a Literatura Brasileira do quinhentismo ao pós modernismo, pena que não tenho muitos registros, ganhou uma página inteira de um jornal bragantino.
Recebemos uma equipe de professores da UFPA que analisou o trabalho dos alunos e elogiou bastante a apresentação do sarau. Onde teve de tudo:declamação de poesias, músical, teatro, e o entrevistado da noite foi nada mais nada menos que Gregório de Matos Guerra, no estilo fantástico do "Boca do Inferno". O término do sarau foi as 23hs e o publico novaolidense não arredou o pé da quadra, dando uma clara demonstração de carinho ao trabalho dos alunos.

Os alunos do Ensino Médio também deram um show de pintura, após o estudo de cultura popular nas aulas de Artes, com recursos próprios os alunos pintaram a sala para apresentar um pouco desta cultura para o público na feira Pedagógica da escola. Essa galera é assim, hoje eles estão no 3º ano e não são mais alunos da blogueira. Boa Sorte pesssoal!!!

Esta turma concluiu o Ensino Médio no ano passado e apoiava qualquer projeto que a blogueira implementava, nós saíamos aos sábados, chovendo ou não, íamos contar histórias, mostrar vídeos, jogar xadrez com as crianças das comunidades adjacentes: Trevinho, Paxíiba, Peroba, Buçuzinho, Andirobal e Jutaí. Foi uma experiência maravilhosa ver meus alunos articulando material, merenda (com recursos próprios). Lembro do Fabrício e sua timidez ensinando as primeiras lições de xadrez, das meninas confeccionando letra móveis, para ajudar no processo de alfabetização das crianças. Saudades!
Foram tantas Gincanas da Leitura com os alunos do Ensino Médio, ficava na maior saia justa, pois com o meu jeito transparente, não conseguia ficar imparcial, e os alunos sabiam para quem eu sempre torcia. Os meninos se preparavam para o espetáculo, realmente era um show as apresentações, todos davam muito de si para que tudo desse certo ( O Ensino Médio de Nova Olinda teve seu tempo áureo, não é tempo de voltar??) As equipes mandavam fabricar as camisas cada um na cor sorteada, pois as torcidas tinham que estar rigorosamente vestida com a cor de sua equipe, sempre eram seis tarefas que consistiam: dramatizar um livro ou um capítulo, parodiar algum poema, entrevistar algum escritor e outras atividades. Lembranças!!