Conceito Hipertexto - ( 2º Médio A)

O hipertexto é um texto que permite ao leitor ir de um bloco de informações a outro(s), situado(s) dentro do próprio texto ou fora dele. No caso do texto escrito, podem ser consideradas como hipertexto as notas de rodapé, indicações de remissões, índices, sumários, bibligrafias, citações que permitem a movimentação do leitor. A situação muda bastante, quando se fala de hipertexto eletrônico ou digital, conceito que para muitos estudiosos equivale ao de hipermídia. o texto que segue servirá para uma discussão na próxima aula, leia e elabore um conceito do que você entendeu de hipertexto.

Assim como a vida e o tempo estão fragmentados, divididos em múltiplos pontos compondo uma rede em que novas conexões surgem conforme o momento e a necessidade, o mesmo vale para o texto. escrevemos e lemos com a possibilidade de abrir "janelas", de fazer links e conexões com informações, referenciais que vão nos associar rápida e intuitivamente a outros textos, outros fragmentos, outras ideias.
Estamos chegando à forma de leitura e de escrita mais próxima do nosso próprio esquema mental: assim como pensamos em hipertexto, sem limites para a imaginação a cada novo sentido dado a uma palavra, também navegamos nas múltiplas vias para que o novo texto nos abre, não mais em páginas, mas em dimensões superpostas, que se interpenetram e que podemos compor e recompor a cada leitura.
O que é um hipertexto? Como o próprio nome diz, é algo que está numa posição superior à do texto, que vai além dele. Dentro do hipertexto, existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede. Na internet, cada homepage é um hipertexto - clicando em certas palavras vamos para novos trechos, novas páginas, e vamos construindo, nós mesmos, uma espécie de texto.
RAMAL, andrea Cecilia. Educação na cibercultura.
Adaptado do livro didático Português Projetos de Faraco e Moura - editora ática