Olimpíada da Língua Portuguesa


Aconteceu em Belém- Pa no Hotel Golden Mar a I Formação Presencial da Olimpíada da Língua Portuguesa, ministrada pela Professora Ioneli da Silva Bessa Ferreira- UEPA e Coordenada pela Professora Ana Guedes – CENPEC, nos dias 16, 17 e 18 de setembro.
A Formação faz parte da política do CENPEC – MEC que nos anos ímpares faz a formação e nos pares acontece o Concurso. Com a presença de técnicos dos entes SEDUC e UNDIME
A Formação teve 20 horas de aulas, reflexões e troca de experiência e 04 horas de Planejamento. O Município poderá formar os professores de 30 (trinta) escolas no máximo, cada Escola deverá ser informada no Sistema criado pelo MEC/CENPEC receberá uma maleta contendo os materiais que serão usados na formação, e ficou acordado que antes do próximo encontro que acontecerá em Belém nos dias 20,21 e 22 de outubro o Formador já deverá ter o primeiro contanto com os Gestores e Coordenadores numa formação que deverá ter a carga horária de 08 (oito) horas para fazer a divulgação do material recebido e ministrar oficinas de leitura e escrita.
.
E no ano de 2010 terão os seguintes gêneros e séries
Poesia – 5º e 6º ano EF 09 anos
4ª e 5ª série EF 08 anos

Memória – 7º e 8º ano EF 09 anos
6ª e 7ª série EF 08 anos

Crônica – 9º ano EF 09 anos
1º ano - EM

Artigo de Opinião – 2º e 3 º ano EM