Cuidado com seu vocabulário

Procure adotar palavras simples, que identifiquem exatamente o sentido do seu pensamento, sem palavras vulgares, sem ser rebuscado, que esteja de acordo com o nível intelectual dos ouvintes e adequado para a atividade profissional da platéia.

Para melhorar seu vocabulário, o segredo é aumentar a leitura de livros, jornais, revistas. Tenha o hábito de procure o significado das palavras de que não conheça bem o sentido. Procure utilizar essas palavras em suas próximas conversas ou apresentações, de tal forma que elas se incorporem naturalmente à sua comunicação.

Mas cuidado para não se comportar de maneira muito rigorosa com as palavras que deseja utilizar. Prefira os termos analógicos ou afins, isto é, use palavras que possam dar o mesmo sentido à mensagem, mesmo que às vezes não sejam tão perfeitas.

Lembre-se de que a palavra perfeita é uma só, e que insistir muito para encontrá-la no momento em que estiver falando, poderá prejudicar o ritmo da apresentação comprometer o interesse dos ouvintes.

baseado no artigo de Reinaldo Polito, na revista Vencer! de agosto de 2003