Redes Sociais na Construção de Saberes

 Tudo começou em agosto com a implementação da disciplina Informática Educativa que a escola optou como disciplina da parte diversificada da grade curricular do Ensino Médio, a Sala de Informática é o espaço mais querido pelos os alunos, e na internet as Redes Sociais são as preferidas dos alunos,  foquei  especificamente no Facebook para desenvolver o projeto. Criei um grupo chamado Informática Educativa Yolanda Chaves e adicionei os alunos, alguns educadores, objetivando principalmente o uso efetivo das redes sociais no ensino aprendizado.
Com o auxilio do projetor mostrava a minha turma como fazer as pesquisas, testar links, e por último  publicar dentro do grupo, depois comentar, etc. Não foi fácil, pois muitos alunos ainda nem tinham email, ou não lembravam da senha, coisas desse tipo.Foi necessário ofertar uma oficina de criação de e-mail.
A segunda etapa do projeto consistia em criar um Facebook para a escola, com os grupos por disciplinas, assim tudo que foi encontrado eram anotados pelos alunos, com ajuda do editor de texto, para que fizesse parte do encarte(mídia impressa) que será distribuído para os professores,  na Jornada Pedagógica, só foi possível construir o material com a ajuda financeira da Secretária de Educação de Augusto Corrêa,  a intenção do encarte é cercar as possibilidades, com a panfletagem. Esperamos que  os professores  possam fazer uso da internet ou dos softwares educativos livres como ferramentas de ensino aprendizagem. Tudo que os alunos e eu encontramos foram postados dentro do Facebook e  Blog da Escola. Na esperança de que o nosso projeto possa contribuir para o uso efetivo dos espaços informatizados das nossas escolas. 
O encarte está disponivel aqui
Agradeço aos alunos do 1 Ano do Ensino Médio da Manhã por ter dado vida a ideia, obrigada meus queridos, sem vocês seria inviável mais essa caminhada  na construção de uma educação de qualidade.
Quando sonhamos sozinhos é apenas um sonho, quando sonhamos juntos é o começo da realidade.Paulo Freire