Informática Educativa

Estou muito cansada de ouvir dizer que a maioria dos  professores tem resistência a tecnologia, não sei até onde esse discurso tem fundamento, venho acompanhando os meus colegas de trabalho e o que vejo são professores com seus notbooks, outros com projetor (datashow). 
No passado, não muito distante, o conteúdo programático se chamava "grade curricular" e isso de certa forma ainda permeia na época dos Planejamentos Pedagógicos, quem não é Pedagogo sempre se limita em ir com uma certa má vontade, porque em muitos casos vão e somente copiam programs de outros anos.Muitas vezes tem alguém para assessorar, mas como usar as TICs, NADA. 
Se realmente tivesse interesse por parte das URES, SEMEDs em apresentar alguma mudança, mudança mesmo, quebra de paradigmas, tão arraigados em nós, apresentariam aos professores uma coletânea de Softwares Educacionais e mostrariam onde cada um poderia ajudar a facilitar a aprendizagem de nossos educandos. Não existe a menor possibilidade de voltar as costas para a tecnologia, temos que tê-la como nossa aliada. A Escola definitvamente precisa aprender a lidar com isso. Não podemos responsabilizar somente os professores.
Os Planejamentos precisam repensar a metodologia,  rever conceitos quanto ao uso da tecnologia no dia a dia na escola. A única tecnologia usada nos planejamentos que já participei foi o computador com o seu editor de texto. 
Nas próximas postagens irei elencar uma série de Softwares de preferência Livres, ferramentas que podem ajudar os professores na sala de aula. E que dias melhores possam surgir no âmbito da escola pública.
 "Não posso continuar sendo humano se faço desaparecer em mim a esperança" Paulo Freire