1ª Atividade a distância para os alunos do 1º ano A e B da EEEM André Alves

O que é Literatura?
Leia o texto, no qual o autor mostra as mudanças pelas quais o conceito de literatura passou, no decorrer do tempo.

"Durante vinte e cinco séculos as pessoas escreveram obras que hoje chamamos de literatura, mas o sentido moderno de literatura mal tem dois séculos de idade. Antes de 1800, literatura e termos análogos em outras línguas européias significavam 'textos escritos' ou 'conhecimento de livros'. Mesmo hoje, um cientista que diz a ' literatura sobre a evolução é imensa' quer dizer não que muitos poemas e romances tratam do assunto, mas que se escreveu muito sobre ele. E obras que hoje são estudadas como literatura nas aulas de inglês ou latim nas escolas e universidades foram uma vez tratadas não como um tipo especial de escrita, mas como belos exemplos do uso da linguagem e da retórica. Eram exemplos de uma categoria mais ampla de práticas exemplares de escrita e pensamento, que incluia discursos, sermões, história e filosofia. Aos estudantes não se pedia para interpretá-las, como agora interpretamos as obras literárias, procurando explicar sobre o que elas 'realmente' são. Ao contrário, os estudantes as memorizavam, estudavam a sua gramática, identificavam suas figuras retóricas e suas estruturas ou procedimentos de argumento. Uma obra como a Eneida, de Virgílio, que hoje é estudada como literatura, era tratada de modo diferente nas escolas antes de 1850"
Culler, Jonathan. Teoria Literária

Como pode se ver, de acordo com esse texto, literatura significava tudo o que se tinha escrito. O conceito de literatura, como entendemos hoje, tem aproximadamente dois séculos.

Uma vez Lima Barreto foi interpelado com a seguinte pergunta.
Você acha que a literatura ajuda a gente a se conhecer e conhecer os outros?
Lima Barreto - Ela tende a obrigar a todos nós a nos tolerarmos e nos compreendermos; e, por aí, nós nos chegaremos a amar mais perfeitamente na superfície do planeta que rola pelos espaços sem fim. (Contos. São Paulo Para Gostar de Ler p.8)

Para que serve a literatura?
Num depoimento preparado para o seminário Linguagem e linguagens: a fala, a escrita, a imagem, o professor João Alexandre Barbosa, da Unioversidade de são Paulo(USP), faz uma longa análise do conceito e das funções da literatura. Eis o início do seu depoimento:

"Vou começar contando uma história daquilo que quero dizer. Há muito tempo, uma aluna, numa aula de Teoria Literária, disse-me que estava muito interessada em ler um livro que fosse importante, mas que obedecesse a algumas condições: antes de mais nada, tinha que ser 'fininho'. E exatamente na ocasião em que ela falava isso, a editora Civilização Brasileira acabava de publicar uma coleção, que infelizmente já desapareceu, chamada Biblioteca Universal Popular, composta de livrinhos pequenos, fininhos. A Civilização Brasileira acabara de publicar uma tradução de A metamorfose e e u disse: 'Pronto, está aqui o livro que você me pediu; é A metamorfose, de Franz Kafka, um livro fundamental da história da literatura, e é fininho'.
Depois de uns quinze dias, ela retornou e disse-me o seguinte: 'Professor, comprei o livro que o senhor indicou, li e detestei. Detestei porque, logo no início dele, se lê que o personagem se transforma num inseto e isso, professor, não é verdade, isso não pode acontecer'.
'E verdade' - disse-lhe. 'Eu acho que isso, do ponto de vista ontológico, não pode acontecer; a natureza do homem é diferente da do inseto. E, do ponto de vista da evolução biológica, isso nãopode acontecer, pelo menos até o momento. Mas isso pode acontecer do ponto de vista da criação literária.' E aí expliquei a ela o seguinte: 'Você perdeu uma grande oportunidade de atravessar essa dificuldade inicial e ir um pouco mais adiante, vendo como esse escritor, Franz Kafka, tira partido dessa tranformação inicial, como a coisa se torna complexa. Isso ou se transforma ou vai-se diversificando em várias metáforas, várias imagens e acaba agarrando a experiência do leitor de uma ou de outra maneira'."
(Depoimento apresentado no seminário Linguagem e linguagens)

Leia os textos e formule um comentário sobre o que você entende de literatura. Atenção! Não quero que vocês fiquem presos a conceitos comuns, por isso se for necessário consulte os sites listados abaixo que abordam este tema, fiquem a vontade para postar seus comentários. Prazo final de postagem 02/04

www.brasilescola.com
www.mundoeducacao.com.br
www.infoescola.com
http://ptwikipedia.org/wiki/Literatura