Fazendo Arte - 2002


O Projeto nasceu porque nós que nos Licenciamos em Letras com a habilitação em Língua Portuguesa temos às vezes por uma necessidade de complementação de carga horária lecionar Artes e Inglês. A Diretora da época Maria Jacirene sempre foi uma grande parceira dos projetos que eu elaborava e executava.
A Diretora Jacirene no discurso de abertura da oficina de paneiros e abanos
Então criei um espaço para desenvolver oficinas de confecção de paneiros, abanos, e outros apetrechos que pudessem ser ensinados pelos artesãos da comunidade.
Sempre associando: leitura, escrita e comunidade.
Demonstração dos senhores Almerindo "Cabelo Duro" e o Severino
As aulas davam certo, faziamos consultas de textos que explicavam a arte popular e em seguida os alunos escolhiam de que grupo fariam parte e a que teve recorde de público era a sempre a de confecção de paneiro que era ministrada por dois moradores antigos de Nova Olinda - ainda lembro a emoção do Seu Almerindo ao ouvir o Hino Nacional.
os alunos aprendendo os primeiros passos
Foram momentos de muito aprendizado a convivência com a comunidade nas aulas de Educação Artística. Depois o Projeto ganhou força que tive que fazer do quintal da minha casa um ateliê. Foi um projeto que gerou uma bela exposição onde chegamos a vender todo o material exposto, tinha de tudo: quadros que foram pintados pelo Betinho, Bruno e Michel(alunos do Ensino Médio) e muitos paneiros,cestas para cuias de tacacá. artesanatos feitos de casca de sururu, ostra, sarnambi e outras variedades.