Meninos do rio 2000 a 2001

Os alunos apresentando o Projeto para a comunidade - no barracão do Pombinho



Este projeto foi desenvolvido nas minhas aulas de Língua Portuguesa num casamento perfeito com a Educação Ambiental - sempre buscando uma alternativa para que os alunos desenvolvessem habilidades de escrita e melhorassem a leitura- para mim leitura e escrita são indissociáveis e nada do que penso em fazer posso separá-las.
Em Nova Olinda os rios estavam abarrotados de lixo que as mulheres jogavam depois de lavar as roupas, o principal era "o lendário rio da lurdinha"( rio que aparece a cobra grande - Nova Olinda também tem sua cobra grande, afinal ela está inserida no contexto mítico amazônida). O problema é que no verão com o assoreamento e mais o problema do lixo ficava muito dificil utilizar. Eu mesma lavava minhas roupas lá na gostosa convivência com as outras lavadeiras que eram na maioria mães de meus alunos.
As etapas do meninos do rio foram:
Leitura de textos sobre meio ambiente - os alunos apresentarm seminários sobre o tema elogo em seguida entregaram relatórios de como desenvolveram a atividade apresentada. Em seguida
dividi a turma em grupos, lembro que foram do G1 ao G8; os alunos deram palestra para as frequentadoras do rio sobre a importância de manter o rio limpo, em seguida os alunos limparam o rio e haja relatório. Era uma correria -só quem executa projetos imagina- Eu tinha uma EUquipe, todo mundo sabe que quem produz sempre incomoda, uma parcela de professores que pensa que sala de aula é lugar de repasse de conteúdo e não é, é lugar de aprendizagem, digo aprendizagem efetiva.
os alunos da 7ª limpando o rio da Lurdinha
Os alunos recolheram mais de 1.600 garrafas de água sanitária, fora o entulho do papelão e de roupas velhas.
os alunos exibindo o "troféu"

Dessa forma os alunos melhoraram a leitura e a escrita. Hoje eles já concluiram o Ensino Médio, muitos deles são professores da Escola André Alves e na Maria da Conceição Santana ou de Escolas do pólo, outro é professor da Rede Estadual já fazendo o mestrado. E assim vamos colhendo os louros de tanto trabalho.
O projeto ganhou reconhecimento nacional. Hoje está em um quadro pendurado na secretaria da Escola