ESCREVENDO O FUTURO

Ana Helena Altenfelder(Lelê) - consultora do Cenpec

Eu sempre processei na minha cabeça de educadora que escola só combina com aprendizagem e que podemos buscar qualquer forma de incentivo, tanto para nós professores quanto para os alunos. Lecionei desde 1998 na Escola André Alves, localizada no meio rural do Municipio de Augusto Corrêa, quando cheguei na Vila não havia energia eletrica e nem água encanada, a escola ainda atendia uma demanda pequena de alunos do Pólo, e além de ser professora era Coordenadora Pedagógica "B" da SEMED, na luta eu só falava de produção textual e leitura e fiquei incentivando a adoção do Projeto na prática dos resistentes professores.
a aluna Roseane Pinheiro - na época aluna da 5ª série
Em 2002 fiquei sabendo de um concurso que incentivava a produção textual e que como eu entendia, ninguém nasce com o dom da escrita, ele virá somente com a prática e assim me escrevi para participar no Concurso da Fundação Itaú Escrevendo o Futuro no site www.fundacaoitausocial.org.br
Trabalhei no mês das férias as oficinas que já vem impressa num material riquíssimo, escolhemos o Gênero Textual "Memórias" e depois de uma maratona de textos e intervenções, enviei o texto final - Ficamos entre os Semifinalistas e vencemos a etapa regional, que aconteceu em Manaus -AM e depois viajamos a São Paulo -SP onde fomos contemplados com três computadores - os primeiros computadores de Nova Olinda e dessa vez viajou a aluna, a mãe e eu, não fomos o vencedor nacional do gênero, mas o texto recebeu a menção honrosa e todos os méritos da Fundação.

a bonitofora dando entrevista para a TV Cultura
Às vezes penso que a falta de reconhecimento faz falta para que muitos professores ingressem no mundo dos projetos, mas não podemos nos deixar abater. Quiçá chegará o dia em que isso vai acontecer.