Atividades 2º ano "A" - EEEM André Alves


O Arcadismo no Brasil

O Arcadismo brasileiro originou-se e teve expressão principalmente em vila Rica(hoje Ouro Preto), Minas Gerais, e seu aparecimento teve relação direta com o grande crescimento urbano verificado no século XVIII nas cidades mineiras, cuja vida econômica girava em torno da extração de ouro. O enorme crecimento dessas cidades favorecia tanto a divulgação de ideias políticas quanto o florecismento da literatura. Os jovens brasileiros das camadas privilegiadas da sociedade contumavam ser mandados a Coimbra para estudar, uma vez que a colônia não lhes oferecia cursos superiores. E, ao retornarem de Portugal traziam consigo as ideias que faziam fermentar a vida cultural portuguesa à época das inovações políticas e culturais do ministro Marquês de Pombal, adepto de algumas ideias do Iluminismo. Em Vila Rica, essas ideias levaram vários intelectuais e escritores a sonhar com a independência do Brasil, principalmente após a repercussão do movimento de independeência dos Estados Unidos da América(1776). Tais sonhos culminaram na frustada Inconfidência Mineira

Arcadismo na colônia: entre o local e o universal

Os Escritores brasileiros do sécuço XVIII comportavam-se em relação ao Arcadismo importado de Portugal de modo peculiar. Por um lado, procuravam obedecer aos princípios estabelecidos pelas academias literárias portuguesas ou se inspiravam em certos escritores clássicos consagrados, como Camões, Petrarca e Horácio, ao mesmo tempoque, visando elevar a literatura da colônia ao nível das literaturas europeias e conferir a ela maior universalidade, tentavam eliminar vestígios pessoais ou locais.
Por outro lado, porém acabaram por apresentar em suas obras aspectos diferentes dos prescritos pelo modelo importado. A natureza, por exemplo, aparece na poesia de Cláudio Manuel da Costa como mais bruta e selvagem do que na poesia europeia; o mito do "homem natural" culminou, entre nós, na figura do ìndio, presente nas obras de Basílio da Gama e Santa Rita Durão; a expressão dos sentimentos, em Tomás Antonio Gonzaga e Silva Alvarenga, é mais espontânea e menos convencional. Esses aspectos característicos da poesia árcade nacional foram mais tarde recuperados e aprofundados pelo Romantismo, movimento que buscou definir uma identidade nacional em nossa literatura.
Além dessa espécie da adaptação do modelo europeu a peculiaridades locais, não se pode esquecer a forte influência barroca exercida no Brasil ainda durante o século XVIII. Mitas das igrjas de Ouro Preto, por exemplo, só tiveram sua construção concluída quando o Arcadismo já vigorava na literatura.

Entre os autores árcades brasileiros, destacam-se:

  • na lírica: Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antonio Gonzaga e Silva Alvarenga;
  • na épica: Basílio da Gama, Santa Rita Durão e Cláudio Manuel da Costa;
  • na sátira: Tomás Antonio Gonzaga;
  • na encomiástica: Silva Alvarenga e Alvarenga Peixoto.
A poesia laudatória ou encomiástica, gênero poético destinado à exaltação de alguém, foi muito praticada no século XVIII e serviu de veículo a ideias politicas relacionadas ao Iluminismo.
A primeira obra árcade publicada no Brasil é Obras Poéticas, de Claudio Manuel da Costa, em 1768.

Leia o texto, depois acesse o site abaixo, e consulte a vida e obra dos autores supra citados. Faça uma coletânea em dupla das poesias árcades e poste um comentário sobre as leituras estudadas.
No computador vá em dominio público e leia obras poéticas de Claudio Manuel.

www.wikipedia.org/wiki/Arcadismo_no_Brasil