Mande seu E-MAIL
acessos
Quem sou eu?

- SOCORRO BRAGA
- Professora de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Informática, sonhadora que acredita em dias melhores
BlogMania...
Vestibular no Pará
- http://vestibularnopara.com.br
- http://www.portalescolar.pa.gov.br
- http://www.mec.gov.br
- http://www.seduc.pa.gov.br
- http://acessibilidadelegal.com
- http://click.com.br
- http://bengalalegal.com
- http://www.assistiva.com.br
- http://www.pucrs.br/manualred
- http://mundovestibular.com.br
- http://portuguesnarede.com
- http://colunas.g1.com.br/portugues
- http://cegueta.com
- http://vivenciapedagogica.com.br
- http://rived.mec.gov.br
- http://portalescolar.pa.gov.br
Seguidores
21
de
undefined
Saga Urumajó - Parte I
Hoje eu estava vendo o meu HD e encontrei fotos que foram digitalizadas há muito tempo pela minha amiga Adriete Ribeiro, dos tempos idos onde existia no Urumajó - Tralhotos e Baiacus.
A minha saga começou em 1996 - quando eleito pela primeira vez para Gestor Municipal, então colega de Faculdade Dr. Milton Mateus Lobão. Um grupo de professores de Nova Olinda pediu para o Coordenador do campus Universitário de Bragança Profº Miguel Ramos, em abaixo assinado que viabilizasse um cursinho pré-vestibular. Miguel perguntou se eu queria coordenar a equipe, aceitei na hora. A única certeza: o motorista para levar e trazer que seria pago pelo prefeito eleito e carinho da comunidade. Seu João, conhecido por Jabeco dirigia na época um carro branco que ele carinhosamente o chamava de coelhinho, e assim aos sábados de manha partíamos rumo a Nova Olinda e domingo a tarde regressávamos a Bragança. A equipe: Gorete Mesquita, Wiama, Ed Wilson, Warlei, Carla Ramos, Ana Cristina Rodrigues Ramos , fazíamos revezamento, isto sem ganhar nenhum tostão. Por diversas vezes ficávamos ilhados porque as condições das pontes não permitiam que o coelhinho passasse, para o desespero de seu Jabeco.
No vestibular da UFPA 1997 - foi aprovada a única aluna que se escreveu para a prova: Maria Jacirene Reis Amorim, curso de História 97
Em 1998 pedi transferência da Escola Mário Queiroz para a Escola André Alves. E Nova Olinda me acolheu para terminar de criar os meus filhos e lá encontrei o homem para chamar de meu.
Ainda está viva em minha memória a situação de penúria que se encontrava o município, sucateado, sem pontes, sem energia, sem água, com sete meses de salários atrasados. A municipalização chegou e encheu os olhos do gestor, na esperança de melhorar a EDUCAÇÃO do município, os polos foram criados e o Ensino Médio Regular implantado. Novamente, tudo começava com revezamento. Éramos três - Eu, Luis Carlos e José Alfredo e dessa vez o nosso motorista era o Toquinha. Um ficava em Nova Olinda e dois seguiam na epopeia Aturiaí e Araí - Os três polos eram coordenados pelas grandes baluartes: Jacirene Amorim, Leny Rosário e Iracy Quadros. O carro voltava a Nova Olinda sempre às 2 horas da madrugada. Ainda em 98 assumi o cargo de Coordenadora pedagógica B na SEMED de Augusto Corrêa e de novo. Éramos três: Eu, Helena Teixeira e a atual prefeita a Professora Romana Reis. Somente três para cuidar do município inteiro. Muitas vezes vi os carros chegarem para entregar no Trevinho as cestas básicas, exatamente isso, o município estava no mapa da fome. Em menos de dois anos, se não me falha a memória, o Secretário de Agricultura Francisco Douglas Rocha o transformou no cinturão verde do Nordeste paraense e assim Augusto Correa foi se transformando... Na saga Urumajó II trarei outras reminiscências.
A imagem acima mostra realmente a evolução dos trabalhos que efetivamente mudaram os rumos do município
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Professora Socorrona, por onde andas?
Saudades da tua Quase Professora Benilde
sr pedro contacto correo electrónico / whatsapp +18632310632 detalles, pedroloanss@gmail.com. eso me ayudó con un préstamo de 200,000.00 euros para iniciar mi negocio y estoy muy agradecido, fue muy difícil para mí aquí tratar de abrirme camino como madre soltera, las cosas no han sido fáciles para mí, pero con la ayuda del Sr. Pedro poner una sonrisa en mi cara mientras veo que mi negocio se fortalece y se expande también. Sé que te sorprenderá por qué pongo cosas como esta aquí, pero realmente tengo que expresar mi gratitud para que cualquier persona que busque ayuda financiera o esté pasando por dificultades con su negocio o quiera iniciar un proyecto empresarial pueda ver esto y tener la esperanza de salir de la dificultad .. gracias.
Postar um comentário